Reportagem
UMA REPORTAGEM JN - OS APOIOS SOCIAIS DO MUNICIPIO DE TABUAÇO À POPULAÇÃO

A ação social apresenta-se como um eixo prioritário para o Executivo Municipal da Câmara de Tabuaço. É um caminho percorrido, é visível e é obra feita.

Fruto de uma candidatura do PRR está lançado em Tabuaço o projeto Radar Social para a georreferenciação de áreas e pessoas em situação de risco de pobreza, isolamento, exclusão social ou discriminação nas suas variadas dimensões. O projeto já está no terreno e assenta num trabalho de parceria e cooperação com a Rede Social do Município de Tabuaço, recorre a tecnologias de georreferenciação, procurando entender e reconhecer as necessidades da população local. Desta forma, segundo Anabela Oliveira, Vice-presidente da Câmara Municipal, e responsável pelo Pelouro da Ação Social, “Tabuaço dispõe de um sistema que habilita o Município a optimizar recursos, aumentando a eficácia das ações de entidades locais, e a dispor de maior capacidade para responder eficazmente às fragilidades sociais do território”. Ainda nas palavras da vice-presidente, “a ação social é um eixo prioritário para o nosso Executivo. A atenção à área social é uma obra que existe e na qual o Município tem investido largamente” afirmando também que a nível social, “a Câmara Municipal tem apoiado vários estratos sociais, desde o apoio à infância, à juventude, aos idosos e à população ativa. É um caminho que percorremos, é visível e é obra feita.”

Além do Radar Social a Câmara Municipal de Tabuaço tem vários apoios sociais, a atuar em várias frentes, nomeadamente o programa Cheque-bebé, através do qual o Município já atribuiu, desde 2013, 381 mil euros juntando-se a estes números 256 famílias e 319 bebés a beneficiar deste apoio. Podemos ainda referir os programas voltados para a educação, referindo o Programa de Bolsas de Estudo estudantes universitários através do qual, desde 2014, já foram concedidas 557 bolsas de estudo, um número que se traduz em 504.437,50€ atribuídos a alunos Tabuacenses que frequentam o Ensino Superior. Para o Presidente da Câmara, Carlos Carvalho, “este é um dos projectos dos quais mais no orgulhamos porque entendemos que, não fazendo mais que a nossa obrigação enquanto responsáveis à frente do Município, é um programa que contribui para o crescimentos pessoal e profissional dos nossos estudantes e é, igualmente, um apoio às famílias e um investimento que contribui, de alguma forma, para futuro do nosso território”.

Ainda no campo da Educação, o Município atribui também os Prémios Alice Pereira Gomes, a alunos do 1.º ciclo, e Abel Botelho este um reconhecimento aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas que recebe o mesmo nome do escritor tabuacense. Instituído desde 2005, nas várias edições do Prémio Abel Botelho já se somam 174 atribuições. Contas feitas, a Câmara Municipal de Tabuaço totaliza um investimento de 143 mil euros na educação dos jovens tabuacenses.

De referir ainda que a Câmara Municipal concede 50% de desconto nos transportes públicos aos munícipes com mais de 65 anos ou portadores de deficiência para além de que, diariamente, é a Câmara Municipal que faz o transporte das equipas médicas de especialidade e de enfermagem nos serviços aos domicílios por todo o concelho, assumindo ainda a responsabilidade no transporte de alunos portadores de deficiência para os estabelecimentos de Ensino Especial na região, entre outros apoios em colaboração com a ULS de Tabuaço.

Outras Reportagens
Publicidade
Vídeos
As gémeas
O covil das bruxas
A noiva