Reportagem
1932: ANO DO NASCIMENTO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE TABUAÇO

Corria o ano de 1932 e nascia em Tabuaço aquela que é hoje a mais antiga Associação do Concelho: a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço. 3 de Março é a data específica do surgimento de uma corporação que tem na sua narrativa momentos de glória e acontecimentos trágicos. Todos eles engrandecem, de alguma forma, a sua história.

 

Tiveram lugar no passado dia 5 de Março as comemorações oficiais que marcaram o 91.º aniversário da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tabuaço, um dia marcado pela emoção e onde se destaca a cerimónia solene feita no salão nobre do quartel e que impôs as medalhas de assiduidade a todos os bombeiros que cumpriram os 5, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço sendo também homenageados todos os que atingiram os 30 anos dentro da associação. Ainda de salientar a entrega das Condecorações de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses aos Bombeiros com 35 ou mais anos de serviço.

É uma Associação de pessoas, feita e mantida por elas e pela dedicação de cada uma delas. É uma Associação que traz na sua história momentos de glória, como o de hoje, mas marcada também por inesquecíveis perdas. E porque é deste passado que se faz o presente e se trilha o futuro, as comemorações não podiam deixar de lembrar os que fizeram e contribuíram para a nossa história” – são palavras de José Carlos Silva, Presidente da Direção dos Bombeiros, ao referir-se ao ato solene que marcou a programação do 91º aniversário, com a visita ao cemitério municipal para a deposição das flores em agradecimento a todos os que, de alguma forma, fizeram parte da narrativa desta Corporação.

Entre várias iniciativas que marcaram o dia, alusão também para a bênção das novas viaturas e o desfile apeado e motorizado.

Outras Reportagens
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos