Atualidade
NOVO SERVIÇO NO CENTRO DE SAÚDE DE TABUAÇO
16 de Fevereiro de 2018
0 comentários

Os esforços são da Câmara Municipal de Tabuaço que não descurou o Programa de Governo para a Saúde Oral das populações. Os equipamentos foram adquiridos pelo Município, os recursos humanos contratados pelo Ministério da Saúde e o protocolo foi hoje assinado.

No âmbito do Programa instituído pelo Governo, e no qual a Saúde Oral das populações é uma prioridade, a Câmara Municipal de Tabuaço estabeleceu um protocolo com a Administração de Saúde do Norte, documento que foi assinado hoje, com o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, e o Presidente do Conselho Directivo da ARS Norte, Pimenta Marinho, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Fernando Araújo.

O Programa, que se revê neste documento hoje assinado, visa a integração de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde, uma lacuna a apontar a nível nacional e à qual Tabuaço não era excepção. O dia de hoje marca, assim, um passo enorme na qualidade de vida dos Tabuacenses e nas mais-valias que pode trazer, não só ao nível da melhoria de condições mas também na facilidade de acesso à medicina dentária, considerada até agora como uma área a que poucos ainda tinham acesso, apesar dos esforços realizados ao longo dos anos, como é o caso dos cheques-dentista, disponibilizados há cerca de uma década.

No entanto, estudos apontam para uma percentagem ainda elevada de pessoas em Portugal que nunca foram a uma consulta da especialidade acreditando que com este projecto, e com a criação de novos hábitos, o acesso, e frequência, a todas as respostas que existem nesta área da saúde, será incomparavelmente maior.

Segundo Rui Dionísio, Director executivo do ACES Douro Sul, Tabuaço está na linha da frente e “tem estado focado nas necessidades dos seus utentes”, adiantando ainda que de Setembro a Dezembro de 2016 já se registaram, especificamente, 402consultas com 208 utentes, números significativos para um projecto tão recente. Neste contexto referiu ainda a importância dos médicos de família cujo papel tem sido fundamental no encaminhamento dos pacientes para a área da medicina oral.

Para o Bastonário da Ordem dos Médico Dentistas, Orlando Monteiro, “Tabuaço está de parabéns porque hoje estamos a disponibilizar Saúde Oral” salientando aqui a figura e disponibilidade do Presidente da Câmara, cujo envolvimento foi fundamental no desenvolvimento de todo o processo.

Nesta cerimónia oficial, que decorreu no Centro de Saúde de Tabuaço, na presença de várias figuras e entidades públicas, o autarca tabuacense destacou que “estamos a protocolar um Serviço que é um Bem para a nossa população” e deixou a garantia que “todos os esforços serão feitos, pelo Município, IPSS’s e restantes entidades para que estas estruturas e equipamentos funcionem de maneira a que a Saúde chegue às pessoas, num território só por si lesado pelas distâncias e acessibilidades”.

A finalizar a cerimónia, o Secretário de Estado referiu a importância da saúde oral integrada nas Unidades de Saúde, “capaz de responder às necessidades das pessoas como solução efectiva, acima de tudo, na prevenção”, defendendo ainda que “este Serviço vem colmatar necessidades e problemas que, de outra forma, ficariam sem solução”. Não terminou, no entanto, sem destacar o papel da autarquia que, “não tendo nenhuma responsabilidade na Saúde, se mostrou interessada em apoiar e investir para que a população tivesse acesso a este Serviço”, um esforço que, considera, “terá repercussões futuras ao nível da saúde em geral”.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos