Educação
BEM COMER E MEXER, QUE BOM QUE VAI SER!
23 de Fevereiro de 2024
0 comentários

É já a terceira ação no âmbito deste projeto que tem como base a importância da alimentação saudável no crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens. Uma parceria do Município, a UCC Terras do Douro e ainda o Agrupamento de Escolas de Tabuaço.


Realizada no Pavilhão Municipal Fábio Cecílio, a terceira atividade ligada a este projeto, cujo promotor é o Município de Tabuaço, contou com a disponibilidade do Dr. David Pinto nutricionista da UCC Terras do Douro. “É preciso desmistificar a alimentação e questões a ela ligadas – esclarece Liliana Costa, enfermeira do Município e uma das impulsionadoras deste projeto. “As escolhas alimentares são muito importantes no crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens e, no geral, das famílias. As opções que fazemos a nível alimentar contribuem, em última análise, para que a curto e médio prazo as pessoas dentro de um determinado território sejam agentes ativos, saudáveis e de transformação”.

Questionada sobre a implementação do Bem Comer e Mexer que Bom Que Vai! Ser, Liliana Costa refere que “o projeto está fundamentado na constatação de um significativo número de crianças e jovens com indicadores de obesidade; neste sentido nasceu este projeto que tem contado com a intervenção ativa e fundamental dos professores de Educação Física afetos ao Município”, referindo ainda “o importante contributo e experiência da Enfermeira Pilar do Centro de Saúde de Tabuaço”, entre outros profissionais que, de alguma forma, vêm contribuindo para o sucesso desta iniciativa.

Oportunamente esta atividade deverá ser pensada também como formação aos pais  e encarregados de educação, facilitando, assim, o acesso a conhecimentos sobre alimentação e nutrição e possibilitando que reflitam de forma crítica sobre hábitos e práticas não promotoras de saúde, aos quais muitas vezes estão submetidos.

O projeto Bem Comer e Mexer Que Bom Que Vai Ser!, está a ser executado junto das crianças da pré-escola e primeiro ciclo e tem como objetivo avaliar e comparar parâmetros de desenvolvimento e crescimento, no sentido de melhorar a saúde através da promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física. É uma parceria entre o Município de Tabuaço (áreas de saúde e desporto), a UCC Terras do Douro e o Agrupamento de Escolas Abel Botelho.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos