Associativismo
TEATRAÇO: 17 ANOS A CONTAR HISTÓRIAS
29 de Fevereiro de 2024
0 comentários

Estará aberta ao público a partir de sábado a exposição “17 Anos de Histórias” do TEATRAÇO – Teatro Amador de Tabuaço – que, precisamente há 17 anos, vem contando histórias, algumas locais, outras de adaptações de grandes textos de teatro.

 Com direcção e encenação de Beto Coville, nestes 17 anos o TEATRAÇO levou à cena textos como As Preciosas Ridículas de Molière, Hotel de Livre Câmbio dos franceses Jorge Feydeau e de Maurice Desvalieres, a adaptação do Auto da Compadecida do brasileiro Ariano Suassuna ou, entre outros, O Sótão dos Fantasmas, também uma adaptação do texto original de Maria Clara Machado. Nestes não podemos deixar de referir a comédia “Precisa-se de Um Cadáver” que conseguiu os prémios de Melhor Espetáculo, Melhor Encenação e Melhor Atriz no Festival Nacional de Teatro Amador.

Entre tantos trabalhos, o grupo de Beto Coville, que conta com um elenco de 14 atores, todos do concelho, e uma equipa de 4 técnicos em palco, tem também dedicado o seu trabalho à pesquisa de textos e histórias locais. Do seu currículo constam peças de teatro de rua que contaram a lenda da Princesa Ardínia, os Contos Ocultos de Tabuaço ou a atribuição do Foral de Pinheiros por D. Manuel I.

São 17 anos a contar histórias, a fazer rir o público e a levar longe o nome de Tabuaço. Recorde-se que o elenco do TEATRAÇO fez parte do premiado filme Tábuas Com História, a primeira experiência cinematográfica do grupo, e que arrecadou o prémio de Melhor Filme Internacional no LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival – seguindo-se outras participações em duas curtas-metragens, do realizador brasileiro Rodrigo Tavares – A Margem e Transfugo – que juntas arrecadaram mais de 20 prémios, fora nomeações, em inúmeros festivais de cinema por todo o mundo. E por todo o mundo, através do TEATRAÇO se ouviu e deu a conhecer, obrigatoriamente, o nome de Tabuaço que, referem os seus integrantes, “é a nossa maior bandeira – o nome Tabuaço”.

Estas e outras histórias estão até final de Outubro para visitar no Museu do Imaginário Duriense, com o apoio da Câmara Municipal de Tabuaço.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos