Desporto
BEM COMER E MEXER, QUE BOM QUE VAI SER!
19 de Outubro de 2023
0 comentários
“Bem Comer e Bem Mexer, Que Bom Que Vai Ser” é o nome do projeto que foi implementado pela Câmara Municipal de Tabuaço - áreas de Saúde e Desporto -, em parceria com o Agrupamento de Escolas Abel Botelho e a UCC Terras do Douro, para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo.
O objetivo do projeto consiste em avaliar e comparar parâmetros de desenvolvimento e crescimento, critérios cuja primeira avaliação foi feita em Maio de 2023 no âmbito da “Semana do Coração” altura em que se detetaram já valores de excesso de peso e obesidade. Com isto, pretende-se melhorar a saúde das crianças através da promoção da alimentação saudável e da prática de atividade física.
Tendo em conta os resultados obtidos nessa atividade, nomeadamente alguns valores de peso em excesso e obesidade, a equipa responsável pelo projeto no terreno percebeu a importância de uma intervenção no sentido de obter ganhos em saúde. Nesse sentido, e de acordo com o plano de atividades previstas para o programa, lançou-se já um folheto informativo com indicações da Direção Geral de Saúde no que toca à alimentação saudável e onde constam também várias dicas e sugestões de lanches saudáveis e que são, inclusive, opções economicamente mais compensatórias.
A segunda atividade deste projeto baseou-se novamente na avaliação dos parâmetros comuns, como peso, altura e IMC, tal como aconteceu em Maio, sendo incluídas outras avaliações no âmbito físico e desportivo como a flexibilidade de ombros  e membros inferiores, impulso horizontal, milha e velocidade.
Nova avaliação para comparação de valores está agendada para Maio de 2024, até lá a promoção e colocação em prática de uma alimentação saudável e a prática regular de desporto está em marcha.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos