Turismo
Festa das Vindimas
23 de Setembro de 2023
0 comentários

Já é tradição naquela que é a Aldeia Vinhateira do Concelho de Tabuaço. Falamos da Festa das Vindimas de Barcos que este ano decorreu nos dias 23 e 24 de Setembro.


Com um programa cultural variado, durante dois dias abriram-se lagares e pisaram-se uvas, houve provas de vinhos e azeite, barraquinhas com produtos locais, artesanato, o pão, doces e os tradicionais milhos de vinha d’alhos confecionados no pote de ferro.

Pelas ruas a animação da festa das vindimas fez-se com danças de roda, ranchos, cantares ao desafio, fado, artes circenses e teatro de rua, complementando em várias vertentes o cartaz desta festa que este ano foi um dos eventos integrado nas comemorações do Douro Cidade Europeia do Vinho.

Segundo Fernando Barradas, presidente da Junta de Freguesia, “o sucesso desta festa das Vindimas está intimamente ligado à colaboração e ao entusiasmo da própria população e, sem dúvida, e ao apoio da Câmara Municipal de Tabuaço”.

Como vem sendo habitual, a Festa das Vindimas tem uma componente solidária com a tradicional Caminhada Vinhateira, este ano a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta é uma festa da comunidade onde os usos, costumes e tradições são as principais características; e é esta ligação à terra e às nossas raízes que fazem da Festa das Vindimas uma das mais aguardadas. Este ano em particular, este é um dos eventos, como tantos outros a acontecer nos 19 municípios da Região, que comemoram o Douro enquanto Cidade Europeia do Vinho e que, com certeza, dignificará estas comemorações – palavras da autarca tabuacense, Anabela Oliveira.

De salientar que o cartaz deste ano contou com um workshop vínico e com a apresentação da nova plataforma dos Circuitos de Visitação Turística, um projeto do Município de Tabuaço para reforçar a promoção e divulgação dos Recursos Endógenos do Território.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos