Desporto
DIABETES EM MOVIMENTO
06 de Outubro de 2023
0 comentários

Reiniciaram a 2 de Outubro as atividades no âmbito do Programa Diabetes em Movimento, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2.

Implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, a participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde da área de residência.

Para além das sessões de exercício físico, este Programa, que foi desenvolvido de acordo com as recomendações internacionais de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2 e para a prevenção de quedas, inclui igualmente sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das complicações associadas à diabetes.

Em Tabuaço o programa é articulado com várias entidades locais, nomeadamente Câmara Municipal, ACES Douro Sul e Centro de Saúde de Tabuaço e representa um esforço articulado para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população específica. A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país - existem cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal - e a atividade física é um dos pilares do tratamento, melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e o isolamento social.

AS INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS. FELE COM O SEU MÉDICO OU ENFERMEIRO DE FAMÍLIA.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos