Cultura
UM TRIBUTO AO DOURO, UMA HOMENAGEM AO HOMEM DURIENSE
13 de Fevereiro de 2023
0 comentários

Apontado por alguns autores como o "Miguel Torga" da pintura portuguesa, Nuno Castelo tem o seu currículo também ligado à literatura e ilustração. Está em exposição no Museu do Imaginário Duriense, em Tabuaço, a partir de 1 de Março, com “Douro Inconvencional” onde, através do chamado “inconvencionalismo angular”, uma técnica da qual Nuno Castelo é pioneiro, retrata o Alto Douro Vinhateiro e, em especial, o Homem Duriense.

É a sua infância em Trás-os-Montes, plena de aventuras, que o leva a criar e retratar um mundo figurativo repleto de simbolismo e expressão, carregado pela originalidade.

A singularidade de Nuno Castelo assenta numa nova estética de representação do Alto Douro Vinhateiro e, em especial, do homem duriense, com uma técnica nunca antes retratada em Portugal ou no mundo; não é de admirar, portanto, que o artista plástico tenha o seu nome ladeado por outros como José Malhoa, Júlio Pomar, em publicações da UNESCO, ou na literatura ao lado de autores como José Saramago, Miguel Torga, Eça de Queirós, entre outros, num dos mais prestigiosos livros sobre o Douro - "Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial".

Douro Inconvencional estará patente até 31 de Março e a entrada é gratuita.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos