Atualidade
PROJETO IDOSO ATIVO IMPLEMENTADO EM TABUAÇO
15 de Junho de 2022
0 comentários

Foi apresentado hoje, dia 15 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal o projecto Idoso Ativo que, através do Sistema Dótima, dotou a habitação de 20 idosos com um conjunto de dispositivos com capacidade de prestar apoio rápido e eficaz, em caso de necessidade, garantindo desta forma maior segurança e autonomia à população idosa.

O projeto, da responsabilidade dos Municípios de Tabuaço, Murça e São João da Pesqueira, e também com a colaboração dos Centros Sociais e Paroquiais de Trevões e Castanheiro do Sul, abrange na totalidade 60 idosos, distribuídos pelos três concelhos, seleccionados segundo critérios específicos da própria candidatura.

Trata-se de um projeto pioneiro que utiliza as novas tecnologias para fazer o acompanhamento e a vigilância de idosos que vivem sozinhos e isolados, uma espécie de vigilante digital.

O sistema não capta imagens apenas os movimentos dos idosos. Se, por exemplo, o idoso costuma sair de casa a determinada hora e não o faz, o sistema lança um alerta que é dado aos familiares ou ao responsável ligado ao processo.

Segundo a Vereadora da Ação Social do Município, Anabela Oliveira, a quem coube a abertura da Sessão de Apresentação do Projeto Idoso Ativo no Concelho, “esta é uma iniciativa que pretende, antes de mais, aumentar a segurança dos idosos diminuindo e prevenindo situações de risco; ao mesmo tempo, e porque é uma vigilância à distância, feita através de sensores instalados na residência de cada um deles, promove também a sua autonomia pessoal”, relembrando que “é um projecto pioneiro que dá os primeiros passos; começamos por 20 idosos mas queremos, claro, vir a ter capacidade, através de outras candidaturas ou projetos oportunos, de alargar a nossa rede de vigilância da população mais idosa do concelho”.

O projeto tem um investimento total de 176 mil euros e resulta de uma candidatura submetida ao Programa Operacional Regional do Norte, no âmbito do aviso Abordagens Integradas para a Inclusão Ativa.

A encerrar a apresentação, Leandro Macedo, Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço, congratulou a iniciativa da candidatura e a implementação do projeto numa realidade que sendo transversal à região e ao país vem garantir a melhoria da qualidade de vida da população idosa.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos