Atualidade
PODEMOS POUPAR MILHARES DE LITROS DE ÁGUA
23 de Fevereiro de 2022
0 comentários

Em resposta à situação de seca vivida na região, José Carlos Silva, Vice-presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, representou o Municipio na apresentação do “Plano de Ação para a Gestão Eficiente do Abastecimento de Água a partir do Subsistema de Ranhados”, acção que decorreu no passado dia 18 na Casa da Cultura da Mêda a cargo da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres/ Águas do Vale do Tejo, S.A. (AdVT) e também Águas do Norte, S.A. (AdNorte). A par de Tabuaço, fizeram-se representar ainda os Municípios de Mêda, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.

A apresentação visa antes de mais definir e concertar estratégias comuns e eficientes na diminuição dos consumos de água, mitigando os atuais e futuros efeitos da seca na região.

O Plano de Ação apresentado é comum aos quatro Municípios representados, servidos pela Albufeira de Ranhados que, segundo as últimas avaliações, apresenta volumes abaixo da média para esta altura do ano.

A parceria estabelecida na apresentação do Plano de Ação a Gestão Eficiente do Abastecimento de Água estabelece também a ajuda aos municípios no processo de redução de perdas nas redes de abastecimento de água municipais, através da identificação e reparação imediata de ruturas existentes, dotando os municípios de capacidade de monitorização das suas redes em tempo real.

Das medidas imediatas a pôr em prática, os quatro Municípios foram unânimes na decisão de suspender a rega de jardins públicos com água potável, substituindo sempre que possível com água reciclada ou outras alternativas, assim como interromper a disponibilização de água nos chafarizes públicos e
os consumos de água associados a fontes e fontanários públicos.

Das várias medidas de mitigação apresentadas, os quatro concelhos avançam também em simultâneo com uma campanha de sensibilização para a poupança e uso eficiente da água a ser lançada na próxima semana. As campanhas serão difundidas pelas plataformas disponíveis e em uso nos vários Municípios e Entidades envolvidas, como as redes sociais ou os canais de comunicação exteriores, estando também dispostas nos meios de comunicação social e nas próprias faturas da água. A comunidade escolar é também um dos veículos de difusão para a sensibilização na poupança de água. Afinal, todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos