Cultura
SÃO JOÃO DE TABUAÇO É MARAVILHA DA CULTURA POPULAR
03 de Março de 2020
0 comentários

É sem sombra de dúvida a festa mais popular de todas as festas e é assim que, ao longo dos anos, o S. João de Tabuaço vem conquistando a simpatia da Região pelo ambiente de festa e bairrismo que se vive. Características únicas que levaram a Câmara Municipal a candidatar esta festa do povo tabuacense às 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Admitindo que o principal significado do S. João de Tabuaço está no espírito de entrega, generosidade e altruísmo das populações de cada uma das freguesias que compõem o concelho e que continuam, assim, a honrar as tradições das suas gentes e das suas terras, a Câmara Municipal de Tabuaço, honrando e reconhecendo a generosidade das suas gentes, acaba de candidatar as Festas Sanjoaninas à edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Carlos Carvalho, autarca tabuacense, acredita que esta candidatura “contribuirá, de alguma forma, para a promoção e divulgação de uma festa tradicional que, embora num território de baixa densidade populacional, se mantem ao longo dos tempos graças, acima de tudo, ao contributo da população, uma fórmula que resulta e, por isso, se acredite que é em Tabuaço que o S. João se sente em casa!”

O S. João entrou na categoria de Festas e Feiras, tendo ainda o Município aproveitado outras categorias do Programa, nomeadamente, Artefactos, Lendas e Mitos e ainda Procissões e Romarias. As 7 Maravilhas da Cultura Popular são uma iniciativa que pretende valorizar e reconhecer o património cultural material e imaterial das várias regiões e localidades do país, contribuindo para a diferenciação e promoção territorial, contemplando várias categorias. Esta é a segunda vez que a Câmara Municipal de Tabuaço adere às 7 Maravilhas, tendo numa primeira feito uma candidatura na edição dos Doces de Portugal.

A primeira fase de candidaturas decorre até 08 de Março de 2020 sendo depois divulgada a lista de 21 candidatos por distrito.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos