Cultura
ESPAÇO CULTURAL ANDRÉ MÔA
02 de Dezembro de 2019
0 comentários

A Câmara Municipal de Tabuaço inaugurou na passada sexta-feira, 29 de Novembro, um novo espaço na Biblioteca Municipal de Tabuaço, uma acção que assinalou os 80 anos do nascimento de José Guilherme Macedo Fernandes.

 

Foi entre amigos que se assinalaram os 80 anos do nascimento do jurista, escritor, poeta, dramaturgo e ensaísta, homenageado com a inauguração e abertura do novo Espaço Cultural que dá nome ao pseudónimo literário André Môa.

José Guilherme Macedo Fernandes, nasceu em Tabuaço a 29 de Novembro de 1939, tendo dedicado muito da sua obra literária à terra que o viu nascer. Os primeiros versos, com apenas 15 anos, foram escritos, como o autor sempre referia “à sombra das árvores do Lago da Vila de Tabuaço”. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, e tendo adoptado o pseudónimo de André Môa, alusivo precisamente à Môa de Tabuaço, publicou o seu primeiro livro em 1973 “Antologia de Um desconhecido” e 1979, uma obra poética a que intitulou “Povo”. Nunca perdendo as ligações a Tabuaço, de que orgulhosamente falava, entre uma vasta obra literária, em 1986 reuniu em compêndio o estudo que fez para o Núcleo de Tabuaço em Lisboa, subordinado ao tema "ABEL BOTELHO – Filho Ilustre de Tabuaço".

Além da Praceta André Môa, a Vila conta agora com um Espaço Cultural, uma forma de dar a conhecer a vida e obra deste ilustre Tabuacense.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos