Educação
ABEL BOTELHO REÚNE DIOGO PIÇARRA E FERNANDO PESSOA EM TABUAÇO
23 de Setembro de 2019
0 comentários

Celebrou-se hoje a 16.ª edição do Prémio Abel Botelho, uma iniciativa da Câmara Municipal instituída em 2004 e que além de divulgar a vida e obra do escritor tabuacense distingue também os melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Tabuaço.

A cerimónia oficial teve lugar no Pavilhão Gimnodesportivo onde foram atribuídos os Diplomas de Mérito e o Prémio Abel Botelho aos melhores alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ainda 10º, 11.º e 12.º anos, na presença de alunos, pais, encarregados de educação, professores e demais entidades e convidados. Este ano, para assinalar as comemorações do nascimento do autor, a 23 de Setembro de 1854, a Câmara Municipal procedeu à reedição de “Os Lázaros” oferecido a todos os alunos da Escola.

O Prémio Abel Botelho deste ano ficou também marcado pela inauguração dos Laboratórios de Físico-Química, cuja actualização e modernização dos equipamentos permitirão a professores e alunos daquela disciplina uma melhor qualidade de ensino e de aprendizagem.

Em dia de celebração e de memória daquele que é, efectivamente, um maiores vultos da literatura portuguesa, ao lado de nomes como Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco, e a quem se ficou a dever, por exemplo, entre outras curiosidades, o projecto gráfico da bandeira da República Portuguesa, um dos momentos mais esperados foi, sem dúvida, a presença do cantor Diogo Piçarra com o projecto “Piçarra em Pessoa”, destinado a alunos do 7.º ao 12.º e que, além da exibição de uma peça de teatro, inclui a adaptação musical de poemas e contou com a participação activa dos próprios alunos. Da autoria do músico, “Piçarra em Pessoa” é um projecto criativo de incentivo, descoberta, reinvenção e reconstrução da obra de Fernando Pessoa e seus heterónimos. Já passou por várias escolas de todo o país e Tabuaço não foi excepção.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos