Freguesias
RONDA DA RUA VELHA
29 de Julho de 2019
0 comentários

Guedieiros abriu, mais uma vez, portas a velhas adegas para receber a 3ª edição da Ronda da Rua Velha, que se realizou nos dias 26, 27 e 28 de Julho.

A Ronda da Rua Velha é um evento organizado pelo Grupo Caracóis da Calçada, com o apoio da Câmara Municipal de Tabuaço, no qual os visitantes, turistas e a população local podem usufruir de uma vasta programação recheada de animação de rua e onde têm a oportunidade de conhecer uma cultura genuína intimamente ligada à gastronomia e aos sabores, com petiscos e produtos locais e regionais, num ambiente rural.

A Festa começou com uma arruada, seguida de uma actuação do Grupo de Fados “Quinteto Beirão” que animou os muitos presentes na Rua Velha. As velhas tascas e adegas encheram de pessoas que ali se deslocaram para provarem e se deliciarem com os petiscos e as refeições tradicionais. O bom vinho da região era obrigatório em todas as adegas, assim como a aquisição da caneca “Ronda da Rua Velha” que se encontrava à venda na “Shop Store” do evento e na qual se podia adquirir acessórios e outro material promocional, tais como t-shits e chapéus de palha personalizados.

O programa de sábado prometia e a Rua Velha recebeu uma enchente de visitantes para desfrutar do espectáculo ritmo, música e dança proporcionado pelos Grupos Bomboémia e a Tun`ao Minho. Mais tarde chegaram as tão aguardadas Marias Malucas Romeiras de Portugal que vaguearam pelo recinto comunicando, interagindo e fazendo rir às gargalhadas os muitos presentes na festa.

A noite foi chegando, e as adegas foram servindo as refeições ao ritmo dos Gaiteiros Roleses – Gaiteiros de Urros. A animação da noite ficou a cargo do projecto de música tradicional “Zé que Fumas”, com actuações itinerantes em todas as adegas e que fizeram dançar a multidão que ainda se encontrava na Rua Velha.

À meia-noite, tal como previsto, abriu a Discoteca da Palha, situada num galinheiro da aldeia e que é um sucesso pois atrai, todos os anos, muito público que pretende usufruir de momentos de diversão num ambiente rural e completamente diferente. Este ano a Discoteca da Palha continha uma nova sala denominada “Sala de Engate” onde os participantes, turistas e outros visitantes podem partilhar e deixar contactos, ficando, assim, ligados a Guedieiros e aos demais eventos que, eventualmente, possam acontecer durante o resto do ano.

Domingo a animação ficou a cargo dos grupos culturais do concelho de Tabuaço, tais como o grupo de Cantares de Barcos, o Grupo de Concertinas de Távora e do Grupo de Concertinas Alto Douro Vinhateiro. Os Gaiteiros de Santulhão também marcaram presença para divertir todos os visitantes.

A Ronda da Rua Velha realiza-se há três anos consecutivos e é um evento aguardado com muita espectativa e ansiedade pela população local e pelos emigrantes que vêm nesta actividade um momento único de convívio e confraternização.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos