Cultura
TABUAÇO: É AQUI QUE O S. JOÃO SE SENTE EM CASA
25 de Junho de 2019
0 comentários

É sem sombra de dúvida a festa mais popular de todas as festas e é assim que, ao longo dos anos, o S. João de Tabuaço vem conquistando a simpatia da Região pelo ambiente de festa e bairrismo que se vive. Mas para além da região, esta festa é marcada, acima de tudo, pela importância que tem para as gentes de todo o concelho através das quais este evento popular não teria o mesmo impacto. É caso para dizer que é em Tabuaço que o S. João se sente em casa!

O cartaz das festas continua até ao final do mês de Junho tendo a Câmara Municipal apostado essencialmente na prata da casa ao confirmar a presença de todas as freguesias do Concelho nos pontos altos das Festas Sanjoaninas, nomeadamente na Marcha Luminosa, que este ano voltou a contar com a participação de todas as freguesias, e na Procissão Solene do dia 24. Momentos únicos que resultaram, mais uma vez, a par do que vem acontecendo nos últimos anos, da entrega e compromisso de cada uma das povoações e das suas gentes. “É este bairrismo que diferencia o S. João de Tabuaço” – assegura o presidente da Câmara Municipal.

Além da gastronomia, os produtos Locais e Regionais apresentados na Feira de Artesanato, o cartaz deste ano contemplou ainda a apresentação de duas curtas-metragens, realizadas em Tabuaço, ambas galardoadas em Festivais de Cinema. O desporto não ficou de lado na organização do evento, contando, entre outras, com a habitual Prova de Perícia Automóvel.

A Procissão Solene em honra de S. João voltou a surpreender pelo número de participantes: 22 andores, representando cada uma das Freguesias e Lugares do Concelho, e cerca de 80 figuras bíblicas compuseram aquele que é o maior cortejo religioso e que trás a Tabuaço um número crescente de devotos e visitantes. Destaque ainda para o espectáculo dos Reis da Música Nacional que este ano trouxeram ao palco das festas nomes como Ágata, Iran Costa, Bruna, Saúl ou José Alberto Reis.

Mais uma vez o presidente da Câmara, Carlos Carvalho, assume e defende que “o principal significado do S. João de Tabuaço está no espírito de entrega, generosidade e altruísmo das populações de cada uma das freguesias que se deixam envolver e continuam, assim, a honrar as tradições das nossas gentes e das nossas terras”.

Até ao final da semana o cartaz continua com o concerto de fim de ano dos alunos do 1.º ciclo, a Gala de final de ano da Escola de Sol, o Rally Papper por uma causa solidária e, a terminar o cartaz das Festas de S. João 2019, a Prova Cronometrada 4x4 em pista de obstáculos.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos