Atualidade
Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro é uma realidade
11 de Abril de 2019
0 comentários

Já é oficial a existência do CEPAD – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro. A assinatura da escritura teve lugar hoje em Tabuaço garantindo-se, assim, a promoção e valorização de um dos produtos mais importantes da Região.

 

O dia 11 de Abril marca o arranque oficial do CEPAD cuja escritura foi oficializada hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tabuaço, na presença de autarcas, cooperativas, empresas e demais entidades ligadas ao azeite, desde a sua produção à comercialização.

Carlos Carvalho, autarca tabuacense e principal responsável pelo desenvolvimento deste Centro de Estudos, deu início à sessão de abertura do acto referindo que “hoje é um marco histórico para a cultura do olival e do azeite do Douro”, uma declaração de quem defende que o azeite da Região “é um dos melhores do mundo, motivo pelo qual é preciso reunir esforços que permitam, além de valorizar, estar na vanguarda da olivicultura e acompanhar a sua evolução através de novas formas de actuação, com base nas características únicas do nosso azeite”.

Um dos principais objectivos do CEPAD passa também por potenciar a investigação e divulgação de todas as acções técnicas-económicas, para o melhoramento da cultura da oliveira e do azeite, reforçando a sua comercialização nos mercados nacionais e internacionais.

Em Maio, altura em que terá lugar a primeira reunião da Assembleia Geral por forma a constituir os Órgãos Sociais do Centro de Estudos, será delineada a estratégia de funcionamento deste órgão que passará, numa primeira instância, pela elaboração do caderno de encargos que dará origem à Denominação de Origem Protegida do Azeite do Douro.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos