Desporto
Há bola na Escola
21 de Março de 2019
0 comentários

A iniciativa é da Associação de Futebol de Viseu e ambiciona abranger todo o distrito de Viseu. Tabuaço não é excepção e a tarde de ontem, dia 21 de Março, foi preenchida com o desporto rei no novo relvado do Estádio Municipal de Tabuaço.

 

A competição não é, efectivamente, o objectivo do projecto “Há Bola na Escola” criado pela AFV – Associação de Futebol de Viseu – antes uma iniciativa que pretende promover o futebol junto das crianças que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, introduzindo a modalidade de uma forma mais regular nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), promovendo aquela que é uma das modalidades mais apreciada e praticada no país.

A primeira abordagem do projecto com o município de Tabuaço ocorreu no ano passado, na cerimónia de homenagem a Fábio Cecílio, altura em que foi assinado o protocolo de colaboração com o Município de Tabuaço e a AFV, instituidora do projecto. Para José Alberto Ferreira, presidente da Associação de Futebol de Viseu, para além da componente desportiva e do fair-play, o futebol, e consequentemente o programa desportivo “Há Bola na Escola, têm também a capacidade de instituir e promover valores essenciais à sociedade, nomeadamente, responsabilidade, solidariedade e respeito”.

Carlos Carvalho, presidente da autarquia tabuacense, defende que “Tabuaço tem uma forte tradição no futebol, primeiro com o Grupo Desportivo de Tabuaço e depois com a AJAB, entidade responsável pela introdução do futebol na maioria dos jovens tabuacenses, e de onde saíram nomes como Fábio Cecílio, Cristiano Marques ou Luís Carlos Martins, e mais recentemente com a activação do Grupo Desportivo de Arcos que reúne uma equipa de talentos e bons resultados na modalidade a nível regional e distrital”, e que esta parceria com a AFV através do “Há Bola na escola” só vem “fortalecer o incentivo à prática da modalidade já existente no concelho de Tabuaço”.

Com este protocolo, a AFV em parceria com a Câmara de Tabuaço, e a par de outras autarquias protocoladas no Distrito de Viseu, pretendem alargar a base de apoio ao desporto. Segundo o presidente da AFV, para quem as autarquias são “a alavanca das modalidades desportivas, através das infra-estruturas e do apoio financeiro” cedidos aos clubes e associações, há actualmente “cerca de 160 mil praticantes mas o objectivo, até 2020, é haver 200 mil”.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos