Freguesias
Tabuaço é pioneiro na gestão de bioresíduos
19 de Outubro de 2018
0 comentários

Decorreu hoje, dia 19 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tabuaço o 1.º Encontro JuntaR, sob o tema “Compostagem e Reciclagem Circular”. Este Encontro, que se espera ser a primeira de outras iniciativas de âmbito ambiental, marca, acima de tudo, a apresentação pública e o arranque do projecto JuntaR que envolve todas as Juntas de Freguesia deste Concelho no tratamento de bioresíduos através da compostagem.

 

Com um painel de especialistas ambientais convidados, Carlos Carvalho, presidente da Câmara Municipal, acentuou aqui o papel fundamental das Juntas de Freguesia que “não se ficaram pela boa vontade e deram o primeiro passo contribuindo para que o concelho de Tabuaço seja pioneiro e o primeiro aplicar a compostagem doméstica e comunitária a todo o território como ferramenta de gestão de resíduos”. Desde o início que o JuntaR conta com o apoio incondicional da Câmara Municipal, encarando-o o autarca tabuacense “como um compromisso com o futuro das nossas gentes e do nosso território”.

 

Das várias intervenções que se seguiram, ficou patente que ao longo da última década registaram-se já algumas mudanças significativas nas boas práticas ambientais e de gestão dos resíduos mas há ainda um longo caminho a percorrer, sendo esta iniciativa das Juntas de Freguesia do concelho de Tabuaço um dos maiores e mais ambiciosos passos que se podiam ter dado no que toca ao ambiente e que pode contribuir, efectivamente, para a tal mudança de paradigma que fará a diferença no território.

 

De um total de 55 candidaturas apresentadas por outras localidades do país, o Fundo Ambiental aprovou as 12 candidaturas submetidas pelas freguesias tabuacenses, sendo, por isso, o concelho de Tabuaço aquele com maior número de candidaturas aprovadas ao programa JuntaR.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos