Freguesias
Festa das Vindimas: das pessoas para as pessoas
23 de Setembro de 2018
0 comentários

Já é tradição naquela que é a Aldeia Vinhateira do Concelho de Tabuaço. Falamos da Festa das Vindimas, que decorreu nos dias 22 e 23 de Setembro, e mais do que assinalar uma das épocas mais importantes da Região, é uma das mais reconhecidas festas promovidas no concelho.

O programa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Tabuaço, com apoio da Junta de Freguesia de Barcos, mas o sucesso desta festa das Vindimas parte muito da colaboração e entusiasmo da própria população.

Nestes dias, abrem-se lagares e pisam-se uvas, relembram-se tempos antigos, promovem-se os jogos tradicionais que acontecem espontaneamente numa ou outra ruela. Há provas de vinho e azeite, barraquinhas com produtos locais, desde o artesanato, ao pão, doces e os tradicionais milhos de vinha d’alhos. Há música de concertinas, tal e qual como antes se marcava o passo do lagar, danças de roda, ranchos e cantares ao desafio. 

A marcar esta edição da Festa das Vindimas esteve a Caminhada Vinhateira, uma iniciativa solidária em cartaz cujos fundos reverteram para o IPO do Porto e cuja adesão orgulhou participantes e organizadores.

O cartaz deste ano contou também com a apresentação pública do filme “Tábuas Com História”, do actor e realizador Marcantónio Del Carlo, com produção da Câmara Municipal de Tabuaço, e que conta no elenco com nomes conhecidos de actores como António Capelo, Martinho Silva, Eurico Lopes ou o próprio Marcantónio e onde o TEATRAÇO, grupo de Teatro de Tabuaço, tem também uma forte e vincada participação, marcando, por isso, um dos pontos altos desta Festa das Vindimas. Ana Laíns, uma das mais conceituadas fadistas da nova geração, esteve também no cartaz deste ano e, sem dúvida, num estilo muito próprio e que lhe confere singularidade soube conquistar e cativar o público.

 “Esta é uma festa para a comunidade onde os usos, costumes e tradições são as principais características; e é esta popularidade, que caracteriza os eventos em cartaz, que faz da Festa das Vindimas uma das mais aguardadas. Podemos até ir mais longe e dizer que o sucesso das Festas organizadas nas freguesias do concelho de Tabuaço está, precisamente, no cunho pessoal e único que as caracteriza e lhes confere o sucesso que depois se vem a comprovar em todas elas. São as pessoas que fazem as festas que são feitas para as pessoas!” – certifica o autarca tabuacense Carlos Carvalho. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos